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Tecnologia de túnel imerso: inovação que chega ao Brasil

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Renato Mattos

Gestor de TI e Engenharia da computação com mais de 15 anos de experiência em inovação, tecnologia e produtos digitais, nos mercados de cartões de crédito, meios de pagamento, soluções de mobilidade urbana e agronegócio. Atuou em grandes empresas como Cielo, REDE, Elavon do Brasil e Stelo (grupo Bradesco), no setor de Agro na COFCO International em posições de CTO e CPO. Fundador da consultoria em tecnologia REVIIV.

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Tecnologia de túnel imerso: inovação que chega ao Brasil

O projeto do túnel entre Santos e Guarujá, no litoral paulista, está prestes a se tornar realidade após décadas de discussões. O diferencial dessa obra está na tecnologia de túnel imerso, uma novidade no Brasil que promete revolucionar a forma como grandes estruturas subaquáticas são construídas.

Como funciona a tecnologia de túnel imerso?

O túnel imerso é construído de forma inovadora: ao invés de escavar o leito do canal, a estrutura é montada na superfície em partes de concreto armado. Posteriormente, essas partes são vedadas temporariamente, rebocadas até o local de instalação, afundadas até o fundo do canal e então conectadas entre si. Após essa etapa, são realizados os acabamentos internos e o túnel está pronto para uso.

A busca por expertise estrangeira

Pelo fato de ser uma tecnologia inédita no Brasil, autoridades têm buscado atrair empresas estrangeiras especializadas para participar da construção do túnel entre Santos e Guarujá. Visitas a obras de referência, como o túnel Fehmarnbelt, que ligará Alemanha e Dinamarca, têm sido realizadas para absorver conhecimento e experiência.

Comparativo com o túnel Fehmarnbelt

O túnel Fehmarnbelt, considerado o maior do tipo no mundo, serviu de inspiração para o projeto brasileiro. Com 18 quilômetros de extensão, 89 elementos de concreto e um custo estimado em bilhões de euros, essa obra representa um marco na engenharia de túneis imersos.

Benefícios para a região

O túnel entre Santos e Guarujá promete trazer inúmeros benefícios para a região, incluindo a redução do tempo de travessia entre as cidades, a otimização do tráfego marítimo no Porto de Santos e a modernização da infraestrutura local.

Conclusão

A tecnologia de túnel imerso é uma inovação aguardada há décadas no Brasil e promete transformar a conectividade entre Santos e Guarujá. Com a expertise de empresas estrangeiras e a inspiração em projetos de grande escala, como o túnel Fehmarnbelt, a construção desse túnel subaquático representa um marco na infraestrutura nacional.