Blog, Artigos e Materiais

Publicamos artigos sobre tecnologia, produtos, inteligência artificial, notícias, boas práticas e produtividade.

Habilidades em Inteligência Artificial: O Caminho para Salários Altos em 2026

Você vai ver

Picture of Renato Mattos

Renato Mattos

Gestor de TI e Engenharia da computação com mais de 15 anos de experiência em inovação, tecnologia e produtos digitais, nos mercados de cartões de crédito, meios de pagamento, soluções de mobilidade urbana e agronegócio. Atuou em grandes empresas como Cielo, REDE, Elavon do Brasil e Stelo (grupo Bradesco), no setor de Agro na COFCO International em posições de CTO e CPO. Fundador da consultoria em tecnologia REVIIV.

Me Encontre no Linkedin

Compartilhar

Dominar a tecnologia será o principal diferencial para quem busca remunerações acima da média em 2026. De acordo com o Guia Salarial da consultoria Robert Half, as Habilidades em Inteligência Artificial lideram a lista de competências mais valorizadas pelos gestores no Brasil. Esse movimento reflete um cenário de inovação contínua e forte competição por talentos qualificados.


O que o Mercado Brasileiro está Buscando?


O estudo, que ouviu 500 gestores e 1.000 profissionais, revela que 83% dos empregadores estão dispostos a pagar salários maiores para quem possui competências especializadas. Além disso, além das Habilidades em Inteligência Artificial, o mercado valoriza:

  • Análise de dados;
  • Desenvolvimento de software;
  • Domínio de idiomas;
  • Conhecimento sobre a Reforma Tributária.

Portanto, a urgência é confirmada por dados da Microsoft e LinkedIn: a procura por profissionais com Habilidades em Inteligência Artificial cresceu 323% entre 2018 e 2024. Atualmente, 47% dos empregadores já priorizam essas competências em detrimento da experiência prévia.


REVIIV INSIGHTS: Valorização e Responsabilidade Técnica


A valorização financeira de quem domina as Habilidades em Inteligência Artificial é um reflexo direto da necessidade corporativa de eficiência. No entanto, o REVIIV INSIGHTS propõe uma reflexão sobre a profundidade dessa qualificação:

  • Ponto Positivo: O investimento em talentos especializados acelera a transformação digital e reduz riscos operacionais.
  • Responsabilidade Além da Técnica: Ganhar mais por saber usar a tecnologia é apenas o começo. Dessa forma, gestores devem garantir que o uso das Habilidades em Inteligência Artificial seja ético e governado.
  • Risco de Banalização: O perigo é focar apenas na “ferramenta da moda”. Assim sendo, a alta remuneração deve vir acompanhada de uma postura analítica e conformidade.

Para a REVIIV, o profissional do futuro não é apenas quem opera a ferramenta, mas quem garante que ela seja aplicada com disciplina e segurança.

FALE COM A REVIIV: Garanta o futuro da sua operação com uma Governança Sólida e transforme riscos em segurança!

Copyright © 2025. REVIIV. All rights reserved. Transformamos suas ideias em realidade.