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A evolução da inteligência artificial na geração de textos: desafios e oportunidades

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Renato Mattos

Gestor de TI e Engenharia da computação com mais de 15 anos de experiência em inovação, tecnologia e produtos digitais, nos mercados de cartões de crédito, meios de pagamento, soluções de mobilidade urbana e agronegócio. Atuou em grandes empresas como Cielo, REDE, Elavon do Brasil e Stelo (grupo Bradesco), no setor de Agro na COFCO International em posições de CTO e CPO. Fundador da consultoria em tecnologia REVIIV.

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Introdução

A inteligência artificial tem avançado significativamente na geração de textos, tornando cada vez mais desafiador distinguir entre conteúdos escritos por humanos e robôs.

A evolução dos modelos de IA

Os modelos de IA, inclusive em língua portuguesa, têm se aprimorado, permitindo refinamentos e resultados cada vez mais próximos da escrita humana. Um exemplo disso é a carta de amor escrita com auxílio do ChatGPT.

Desafios na identificação

A diferenciação entre textos gerados por IA e por humanos tem se tornado complexa, com aprimoramentos constantes nos algoritmos. A detecção dessas diferenças não é mais tão clara como antes.

Uso ético da inteligência artificial

É fundamental garantir a transparência e ética no uso da IA na produção de conteúdo, respeitando os limites e evitando a banalização do uso indiscriminado dessas ferramentas.

Desenvolvimento e impacto educacional

A incorporação da IA na educação apresenta desafios, como a necessidade de garantir a aprendizagem efetiva dos alunos, sem que a tecnologia se torne uma muleta prejudicial ao desenvolvimento de habilidades fundamentais.

Comissões e diretrizes acadêmicas

Universidades, como a UFMG, têm criado comissões para avaliar o uso ético da inteligência artificial, estabelecendo recomendações para a integração dessas tecnologias de forma responsável no ambiente acadêmico.

IA no Brasil e perspectivas futuras

O Brasil busca desenvolver modelos de linguagem em português, visando à soberania tecnológica e ao conhecimento contextual adaptado à realidade nacional.

Integração da IA no currículo

A educação deve se adaptar à presença cada vez mais presente da IA, preparando os alunos para conviver e utilizar essas tecnologias de forma consciente e produtiva.

Conclusão

A evolução da inteligência artificial na geração de textos traz desafios e oportunidades, exigindo reflexão sobre o uso ético e eficaz dessas ferramentas no contexto educacional e social.