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Decisão contra o Google pode impactar mercado de publicidade online nos EUA

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Renato Mattos

Gestor de TI e Engenharia da computação com mais de 15 anos de experiência em inovação, tecnologia e produtos digitais, nos mercados de cartões de crédito, meios de pagamento, soluções de mobilidade urbana e agronegócio. Atuou em grandes empresas como Cielo, REDE, Elavon do Brasil e Stelo (grupo Bradesco), no setor de Agro na COFCO International em posições de CTO e CPO. Fundador da consultoria em tecnologia REVIIV.

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O Google é derrotado em acusação de monopólio

O Google foi derrotado em um importante processo nos Estados Unidos que acusava a empresa de monopolizar o mercado de publicidade na internet. A decisão ocorreu no estado da Virgínia e abre caminho para possíveis mudanças significativas dentro da gigante da tecnologia.

O que está em jogo?

O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) defende que o Google venda partes do Google Network, que inclui o Google Ad Manager, a plataforma de gerenciamento de anúncios para sites de terceiros. Essa decisão pode reforçar argumentos pelo desmembramento da empresa.

Principais argumentos do DOJ

O DOJ alega que o Google adotou práticas anticoncorrenciais para manter seu poder monopolista na publicidade online. A juíza federal Leonie Brinkema destacou que a empresa prejudicou a concorrência e causou danos significativos aos clientes ao estabelecer e proteger sua posição de monopólio.

O que acontece agora?

A juíza agora ouvirá mais argumentos para decidir quais ações corretivas o Google deverá tomar. O Departamento de Justiça quer que a empresa venda partes do Google Ad Manager, mas o Google pretende recorrer da decisão. Espera-se que a resolução desse caso leve anos para ser concluída.

Posicionamento do Google

O Google se defende argumentando que as acusações estão baseadas em uma visão desatualizada da internet e que a empresa superou a concorrência devido à sua tecnologia superior na publicidade online.

Conclusão

A decisão contra o Google representa um marco na luta contra os monopólios no setor de tecnologia. O desfecho desse caso pode impactar não apenas a empresa, mas todo o mercado de publicidade online nos Estados Unidos, trazendo mudanças significativas para o setor.