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Por que o Google desistiu de proibir cookies de terceiros no Chrome? Entenda a mudança de rumo

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Renato Mattos

Gestor de TI e Engenharia da computação com mais de 15 anos de experiência em inovação, tecnologia e produtos digitais, nos mercados de cartões de crédito, meios de pagamento, soluções de mobilidade urbana e agronegócio. Atuou em grandes empresas como Cielo, REDE, Elavon do Brasil e Stelo (grupo Bradesco), no setor de Agro na COFCO International em posições de CTO e CPO. Fundador da consultoria em tecnologia REVIIV.

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O que são cookies de terceiros e a decisão do Google

O Google anunciou recentemente que não irá mais proibir o uso de cookies de terceiros no navegador Chrome. Esses cookies são arquivos usados para monitorar a navegação na internet e oferecer anúncios personalizados aos usuários. A empresa havia planejado limitar o rastreamento de usuários em 2020, mas mudou de rumo devido a avanços tecnológicos e regulatórios.

Entendendo os cookies

Os cookies são arquivos criados pelos sites para coletar informações sobre a navegação dos usuários na internet. Eles podem ser utilizados para diversos fins, como manter o login ativo em sites ou personalizar anúncios com base nas atividades online.

Mudança de planos

O Google originalmente pretendia encerrar o suporte para cookies de terceiros em seu navegador Chrome, mas adiou essa medida várias vezes. Críticos argumentaram que essa ação não traria mais privacidade aos usuários e poderia prejudicar anunciantes.

Razões para a decisão

A empresa justificou a mudança de planos citando avanços tecnológicos, como a inteligência artificial, que oferecem novas formas de proteger os dados dos usuários. Além disso, o Google mencionou o ambiente regulatório global como um fator que influenciou a reversão da proibição dos cookies de terceiros.

Conclusão

A decisão do Google em não proibir cookies de terceiros no Chrome reflete uma reavaliação das políticas de rastreamento de usuários em meio a mudanças tecnológicas e regulatórias. Os usuários agora terão a opção de desativar esses cookies, enquanto a empresa busca novas formas de equilibrar a personalização de anúncios com a proteção da privacidade online.