Conheça nosso blog

Publicamos artigos sobre tecnologia, produtos, inteligência artificial, notícias, boas práticas e produtividade.

Roblox: A plataforma de jogos online e os desafios de segurança para os pais

Você vai ver

Picture of Renato Mattos

Renato Mattos

Gestor de TI e Engenharia da computação com mais de 15 anos de experiência em inovação, tecnologia e produtos digitais, nos mercados de cartões de crédito, meios de pagamento, soluções de mobilidade urbana e agronegócio. Atuou em grandes empresas como Cielo, REDE, Elavon do Brasil e Stelo (grupo Bradesco), no setor de Agro na COFCO International em posições de CTO e CPO. Fundador da consultoria em tecnologia REVIIV.

Me Encontre no Linkedin

Compartilhar

Roblox: A popular plataforma de jogos online

Roblox é uma plataforma de jogos online que tem conquistado milhões de jogadores ao redor do mundo, especialmente crianças de 8 a 12 anos no Reino Unido. Recentemente, o CEO da empresa, Dave Baszucki, gerou polêmica ao aconselhar os pais a não deixarem seus filhos jogarem se não se sentirem confortáveis.

Ambiente seguro x relatos preocupantes

A empresa destaca a importância da segurança dos usuários, porém, relatos preocupantes de aliciamento, vício e falta de resposta adequada a denúncias têm surgido.

Depoimentos que causam reflexão

Relatos como o de Amir, cujo filho de 15 anos passa até 14 horas por dia jogando Roblox, levantam questões sobre o impacto do jogo na vida das crianças. Outro caso é o de Sally, cuja filha de 9 anos foi alvo de aliciamento na plataforma.

Respostas da empresa e ações adotadas

A Roblox destaca a funcionalidade de limite de tempo de tela e investe em ferramentas de segurança para proteção dos usuários. A empresa afirma analisar comunicações na plataforma e busca constantemente aprimorar seus sistemas de segurança.

Opiniões divergentes dos pais

Enquanto alguns pais apoiam as declarações do CEO, ressaltando a experiência positiva de seus filhos no jogo, outros enfatizam a responsabilidade das empresas na proteção das crianças online.

Conclusão

A discussão em torno da segurança das crianças em plataformas de jogos online é complexa e exige o envolvimento ativo dos pais, assim como a responsabilidade das empresas em garantir ambientes seguros para os usuários mais jovens.